quarta-feira, março 29, 2006

Droga – conceito

Uma droga é uma substância dita psicotrópica, pois tem efeitos sobre o sistema nervoso central (SNC), criando habituação e síndrome de abstinência, entre outros. Ao provocar habituação, o indivíduo sentirá uma necessidade imperiosa de consumir droga regularmente, sem conseguir moderar nem suprimir o seu consumo. Sentirá igualmente necessidade de consumir doses cada vez maiores para conseguir os mesmos efeitos. Os quadros de abstinência são essencialmente psicológicos e, no caso de certas drogas, ocorrem como síndromes físicos com possíveis consequências letais. Podem controlar-se com substâncias menos nocivas, de efeitos similares, que se irão retirar progressivamente.
Podemos assim concluir que a droga é toda a substância química de origem sintética ou natural que afecte o funcionamento do ser vivo com vista a atingir as funções do SNC e, no caso de psicoactivos como a cocaína, modificar o estado anímico, inibir a dor ou alterar a percepção sensorial. Os psicoactivos podem classificar-se pelo seu grau de pureza, dose, acessibilidade e efeitos. Frequentemente se diferencia um fármaco de uma droga apenas pelas circunstâncias do seu uso.
Mónica Lima

Referências Bibliográficas
Zuñiga, JNR (sd) Tóxicos http://www.monografias.com/trabajos15/toxicos/toxicos.shtml

Próximo post: A Origem da Cocaína
Sites Recomendados: http://www.monografias.com http://www.erowid.org

3 comentários:

Anónimo disse...

Eu achei legal esse texto falando sobre drogas.É muito interessante saber sobre coisas que a gente desconhece (como drogas) e sobre esse assunto se tem muito a falar.

Anónimo disse...

(red)eu achei legal porque tinha coisas naquele texto que eu não sabia.É muito bacana esse texto(/red)

Anónimo disse...

afinal drogas, remedios e medicamentos sao as mesmas coisas?