sexta-feira, fevereiro 24, 2006

As Quimeras Humanas

A quimera surgiu na mitologia grega no século VII a.C. Era considerada fruto da união ora de Equidna (meia mulher, meia serpente) e do gigante Tífon, ora da hidra de Lerna e do leão de Nemeia. Este mito, com cabeça de leão, corpo de cabra e cauda de serpente que cuspia fogo, foi morto por Belerofonte, montado em Pégaso, o cavalo alado. Hoje é frequentemente uma figura ora do fantástico ora do absurdo.
A medicina considera as quimeras como pessoas constituídas por dois tipos de células geneticamente diferentes. As quimeras humanas foram descobertas inicialmente graças à fenotipagem sanguínea, pois algumas pessoas possuíam dois tipos de sangue diferente. Muitas delas eram quimeras sanguíneas, gémeos não idênticos que partilharam um fornecimento de sangue no útero. Quando não aplicado a gémeos, pensa-se que as células sanguíneas provinham de um gémeo que pereceu durante a gestação. Embriões gémeos partilham frequentemente sangue na placenta, permitindo a troca de stem cells sanguíneas e sua introdução na medula óssea do gémeo receptor. Cerca de 8 % dos gémeos não idênticos são quimeras. (2)
Muitas mais pessoas são microquimeras pois possuem algumas células sanguíneas estranhas, quer recebidas por via placentária quer por transfusão. Sabendo que mais gémeos equivalem a um maior número de quimeras, ao implantar vários embriões no útero para um maior sucesso reprodutivo na fertilização in vitro estar-se-á a contribuir para o aumento do número de quimeras humanas.
São particularmente relevantes em medicina forense: genoma dos cabelos e da saliva poderá ser diferente do do sémen. Para analisar o ADN teremos de o extrair, e o método de preparação da amostra será diferente consoante o seu tipo. Após a extracção do ADN, este poderá ser analisado por DNA fingerprinting.
Bibliografia
(1) Faria, E. L. (2004) http://www.nomismatike.hpg.ig.com.br/Mitologia/Quimera.html
(2) http://www.medicinenet.com/script/main/art.asp?articlekey=8905&pf=3&page=1

1 comentário:

Binha disse...

Esclarecedor. Gostei muito desta matéria, até por que jamais poderia imaginar que isso pudesse existir: alguém com 2 tipos de sangue?!! Demais!!!
Bjs.